Como posso melhorar a eficiência na utilização de materiais na produção de joias?
Nos últimos meses, tenho enfrentado dificuldades em otimizar a utilização dos materiais que compro para a produção das minhas joias. Sempre sobra uma quantidade considerável de metal e pedras, levando a um aumento nos custos de produção. Estou buscando estratégias que me ajudem a reduzir desperdícios e, ao mesmo tempo, manter a qualidade e o design atrativo das peças. Essa questão está impactando diretamente no meu lucro e complicando meu planejamento financeiro. Percebo que muitos colegas joalheiros também enfrentam esse problema, e, por isso, gostaria de saber se existem técnicas ou abordagens que possam ajudar a minimizar essa questão. Será que há métodos de planejamento que possam prever melhor a quantidade de material necessária para cada peça? Ou ainda, estratégias de reaproveitamento que eu possa implementar na minha oficina?